Momentos: O Mundo (Shijie, 2004)

O Mundo, trabalho do diretor chinês Jia Zhangke, retrata de forma imaginativa o desproporcional crescimento econômico da China nas últimas décadas. Focando a narrativa nos bastidores de um parque temático que simula diversos pontos turísticos do mundo, o roteiro do próprio cineasta retrata o cotidiano dos funcionários, criando uma rima visual e temática apropriada para sua mensagem de que a modernização do país asiático é plástica, já que se preocupa mais com os olhares estrangeiros que seus habitantes. Seguindo sua filosofia, a estética adotada pelo diretor de fotografia Nelson Yu Lik-wai é inteligente ao aproveitar a textura digital de sua câmera para realçar a sensação de artificialidade. Estilo este que o próprio Zhangke apelidou de “digital-poético”.

Há duas cenas em particular que gostaria de comentar, uma sendo consequência direta da outra. Contém spoiler de um evento significante.

A primeira se passa na metade final da projeção, quando Taisheng (Taisheng Chen) vai ao hospital visitar “Little Sister” Zhijun Chen, que sofrera um acidente trabalhando horas extras na construção na qual era operário. Taisheng espera pacientemente ao seu lado, até que Chen reage mostrando querer desabafar um último pedido. Incapaz de falar, consegue ao menos escrever um derradeiro bilhete. Nesse momento, o diretor esconde o conteúdo da nota por um longo tempo, primeiro focando no efeito devastador que esta produz sobre o protagonista e outro amigo de Little Sister. É só ao final da cena que finalmente temos acesso ao que dizia a mensagem através de um letreiro criado em pós-produção sobre-exposto à parede do hospital. Percebemos então que as últimas palavras daquele jovem foram em realidade uma prestação de contas àqueles que ele devia dinheiro.

ImageImage

É interessante a ideia de apresentar o conteúdo da nota através de um letreiro que remete diretamente aos epílogos que estamos acostumados, já que, para aquele personagem, é o fim de sua história. O roteiro portanto demonstra respeitar todos seus indivíduos igualmente, sejam protagonistas ou coadjuvantes. Ainda, se for considerado como seu epílogo, a constatação que seu único legado ao mundo são dívidas financeiras é trágica e lamentável.

A escolha de incluir os caracteres pode ainda indicar que Little Sister deixou de ser uma pessoa para se tornar uma estatística exibida na parede do hospital, onde tantos outros sem identificação perecem diariamente devido à falta de condições de segurança de trabalho no país.

A segunda cena é uma continuação direta desta, quando Taisheng ajuda os pais de Little Sister a receber a compensação da empresa pelo falecimento deste. Não há troca de diálogos, já que palavras perdem o sentido em tal momento. O diretor extrai então a força da cena através das imagens e do silêncio, criando instantes visualmente poéticos, como quando o pai recebe o maço de dinheiro e o guarda dentro da jaqueta, no lugar de seu coração.

ImageImageImage

Sem se utilizar de sentimentalismo ou frases de efeito, Jia Zhangke cria uma forte cena que exprime sua mensagem claramente através do silêncio e de gestos pequenos. Sobre o assunto, o cineasta comentou em entrevista a World Socialist Web Site o seguinte (tradução liberal):

- (O parque temático) É um mundo fabricado com o qual estou tentando dizer algo sobre a China. “Modernização” e globalização chegaram na China, mas o país parece moderno somente do exterior. (…) A modernização na China traz muitas pessoas de províncias para trabalhar nas grandes cidades. Eles sacrificam suas vidas em serviço dessa “modernização” nas metrópoles, a qual beneficia outras pessoas.

Sua escolha de imagens não só ilustra esse posicionamento como o engrandece.

About these ads

2 thoughts on “Momentos: O Mundo (Shijie, 2004)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s